O segredo para você economizar a energia de elevadores

O segredo para você economizar a energia de elevadores

Cronicamente, os elevadores são muito negligenciados na hora de otimizar o consumo de energia de um prédio, e passam longe do top de prioridades a ganharem um upgrade.

Em média, um elevador representa de 3 a 7% do consumo de energia do seu prédio, logo, o elevador pode não ser o maior consumidor de energia, mas possui um grande potencial de economia de energia e de custos!

Aqui você encontra o segredo para identificar as maiores fontes de desperdício de energia em elevadores com soluções que cabem no seu bolso.

Estratégias de rastreamento inteligentes

Comece os upgrades de eficiência do seu elevador tendo um controle de quanta energia cada máquina utiliza. Um “submedidor” requer a instalação de equipamentos de registro de dados em todo o banco de elevadores para medir a corrente e a tensão nas linhas elétricas de entrada. Essa prática resulta nas medidas mais exatas possíveis e algumas companhias de energia oferecem atualizações na eficiência da energia conforme os seus resultados.

O investimento inicial pode ser bem significativo, o que desestimula os proprietários de edifícios a rastrearem o consumo de perto e em detalhes. Porém é um investimento que se paga com o tempo, pois saber quanto cada equipamento, como o elevador, gasta ajuda a identificar de onde vem os desperdícios e a evitar desperdícios.

Para aqueles que não querem instalar um equipamento próprio de verificação e medição do consumo específico de energia no seu elevador, existem empresas terceirizadas que realizam esse tipo de “auditoria” do consumo de energia. A auditoria de um elevador verifica a idade do elevador, quando ele foi instalado e se ou quando ele foi de alguma forma modernizado.

No geral, se o sistema do elevador possui de 15 a 20 anos de idade, existem muitos ganhos potenciais em termos de eficiência e segurança energéticas, simplesmente por causa dos avanços tecnológicos que surgiram em todos esses anos desde que o elevador foi produzido e instalado.

Onde achar o desperdício

Para determinar onde as melhorias mais efetivas sobre os custos podem ser feitas no seu elevador, o próximo passo é examinar os componentes responsáveis pelo maior gasto de energia.

Uma das maiores fontes de desperdício em elevadores costuma ser o sistema de direção. Sistemas antigos, tais quais conjuntos de geradores a motor, funcionam de forma ininterrupta, o que pode ser pouco eficiente e contribuir para o grande desperdício de energia. Eles também podem provocar custos indiretos no gasto com energia, pois geram muito calor e forçam o sistema de climatização a gastar mais energia para manter o ambiente numa temperatura mais amena.

Ainda tem um elevador hidráulico? O motor dele usa cerca de cinco vezes mais energia quando comparado ao motor típico de um elevador moderno. Isso significa que sempre que o elevador está funcionando de forma ativa, está gastando muita energia, seja lá qual for a atividade que ele esteja desempenhando.

Uma alternativa para elevadores hidráulicos são novos produtos que existem hoje e fazem um bom trabalho em diminuir o tempo de viagem entre um andar e o outro. Se você diminui o tempo de viagem de 12 para 9 segundos, por exemplo, são 3 segundos de economia. Além disso, quando o motor não estiver sendo utilizado, você economizará energia.

2018-10-18T23:27:01+00:00
1
×
Posso ajudar?